quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Evidencie os melhores traços do rosto com maquiagem


As técnicas de contouring oferecem à mulher a possibilidade de mudar, modelar e destacar o rosto usando alguns produtos de maquiagem


O contorno facial é uma série de técnicas usadas para modelar o rosto conforme seu gosto pessoal. Isto é, afinar nariz largo, diminuir bochechas cheias… enfim, depende muito do que a pessoa quiser e achar bonito fazer. E apesar de ser uma prática comum no mundo da maquiagem profissional, não é necessariamente obrigatório inserir essa etapa na sua maquiagem, você pode fazê-la ou não, conforme sua vontade e necessidade.
Para fazer o contorno, o essencial é saber trabalhar com o jogo de sombras e luz no seu rosto, para conseguir dar destaque aos pontos que quer evidenciar e sombrear os pontos que deseja afinar ou diminuir.

As sombras você deve fazer com um produto 1 ou 2 tons mais escuros que sua pele e o efeito luz você pode fazer com iluminador e corretivo, que são produtos que normalmente compra-se 1 tom mais claro que sua pele.
Para aplicar os produtos, você pode usar um pincel se forem em pó, enquanto os cremosos e líquidos podem ser aplicados com o dedo ou com o próprio aplicador do produto.
Pode-se dizer que há uma fórmula geral usada para fazer o contorno, mas ela não funciona em todos os tipos de rosto, apesar de cair bem para a maioria. O ideal, nesse caso, é fazer o contorno facial de acordo com o seu formato de rosto.
Vale ressaltar que, independente da técnica que você escolher, o contorno nunca deve ficar marcado. Ele deve ser esfumado totalmente e ficar suave no rosto, dando uma leve sombreada e iluminada nas partes que desejar. Se a cor ficar marcada no seu rosto, esfume melhor com o pincel. Se ficar marcado, você pode acabar saindo de casa com um visual caricato, muito diferente do visual de diva que o contorno deve deixar no rosto.
que o contorno deve deixar no rosto.
como fazer contorno 2 Contorno facial: evidencie os melhores traços do rosto com maquiagem
Foto: Thinkstock

Como o contorno pode mudar o seu rosto

Confira abaixo alguns truques que você pode usar para conquistar os seguintes efeitos no seu rosto usando apenas maquiagem. O produto escuro mencionado pode ser base, corretivo ou pó facial 1 ou 2 tons mais escuros que a sua pele e é usado para esconder ou dar profundidade nos traços da face.
  • Diminuir a testa: aplicar produto escuro na parte superior da testa;
  • Levantar sobrancelhas: aplicar iluminador abaixo do canto externo da sobrancelha;
  • Aumentar bochecha: aplicar blush e iluminador nas maçãs;
  • Diminuir ou afinar bochecha: aplicar contorno com produto escuro abaixo das têmporas;
  • Afinar o nariz: aplicar produto escuro nas laterais do nariz;
  • Destacar o nariz: aplicar iluminador no meio;
  • Destacar os lábios: aplicar corretivo em volta dos lábios e iluminador entre o nariz e o lábio superior;
  • Aumentar lábios: aplicar batom (com um lápis ou pincel) seguindo o contorno da boca porém indo um pouco além do lábio;
  • Diminuir lábios: aplicar corretivo em volta da boca e aplicar o batom somente na parte dos lábios, sem aplicar além do limite do desenho da boca.
A lista de truques cresce a cada dia conforme os gurus de beleza e maquiadores testam novas maneiras de usar os produtos. Então vale a pena manter-se sempre atualizada para aprender as novidades que surgem.

Aprenda passo a passo como fazer contorno e aplicar iluminador

Nos vídeos abaixo, a blogueira Juliana Goes do Patricinha esperta mostra passo a passo, de forma fácil, como fazer o contorno tradicional no rosto e como aplicar o iluminador para destacar algumas partes do rosto, deixando a pele com um efeito incrível de maquiagem profissional.
Como fazer contorno: para repetir em casa o passo a passo de contorno, você vai precisar de um bastão de base ou bronzer em creme ou um pó facial mais escuro que o tom do seu rosto.
Como aplicar iluminador: para essa etapa, será necessário um iluminador em creme ou em pó, a escolha fica a seu critério.


Contorno facial da Kim Kardashian

É comum vermos nos tutoriais em blogs e no Youtube que o contorno é feito com produtos em pó, em sua grande maioria. Mas a socialite Kim Kardashian e sua equipe de beleza investem em uma técnica que usa produtos líquidos para modelar os traços da face.
A técnica consiste em aplicar corretivo líquido e base (mais escura que seu tom) de forma estratégica em algumas partes do rosto e só depois finalizar com a base. Veja na imagem abaixo onde é aplicado o produto claro (corretivo) e o escuro (bronzer ou base) e veja na imagem à direita o resultado final da maquiagem.
contorno kim kardashian Contorno facial: evidencie os melhores traços do rosto com maquiagem
Foto: Reprodução / Celebbuzz
Essa preparação de pele da Kim Kardashian fica especialmente bonita quando usada com um esfumado preto no olho e batom nude nos lábios. O rosto fica com um bronzeado bonito e iluminado, deixando você com uma aparência saudável de verão. Se você se interessou pela técnica e deseja aprendê-la, confira o vídeo a seguir que traz um tutorial passo a passo para fazê-la você mesma em casa:
Agora você já pode pegar sua maleta de maquiagem e praticar as duas técnicas em casa e assim perceber se você gosta ou não do contorno e se vai adotar a prática no seu ritual de makeup.
By: discasdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário